As vendas no seu website estão estagnadas? Os carrinhos de compra não são finalizados? A taxa de rejeição é elevada? Mas afinal, qual é o problema? É a dúvida que surge quando o resultado das vendas no website não é o esperado.

Conhecer e compreender o comportamento dos utilizadores torna-se, a cada dia que passa, uma tarefa mais importante. Felizmente, a constante evolução do marketing digital permite a utilização de diversas ferramentas capazes de recolher todas as informações necessárias para esse conhecimento.

No artigo de hoje, apresentamos 4 ferramentas fundamentais para que possa conhecer o comportamento dos utilizadores no seu website e, consequentemente, implementar ações com o objetivo de criar uma experiência positiva para os mesmos.


1. Google Analytics

    Começamos a nossa lista com uma das principais ferramentas de análise de dados utilizadas para conhecer e compreender o comportamento dos utilizadores num website.

    O Google Analytics é gratuito e oferece diversas funcionalidades que permitem conhecer todo o caminho de pesquisa do utilizador e ainda, quais os meios que o levaram a visitar a página, indicando todas as etapas do comportamento.

    A análise do volume de tráfego do website é uma das métricas mais populares e que devemos sempre ter em atenção. O Google Analytics tem a capacidade de recolher uma variedade de dados relevantes, como o acesso ao número de visitas num determinado intervalo de tempo, o número de páginas visitadas, o tempo médio despendido em cada página, a taxa de abandono, a taxa de rejeição, os dados demográficos, taxa de conversões, criar objetivos, relatórios personalizados, entre muitos outros dados relevantes na análise do comportamento de um visitante no website.



    2. Hotjar

      Falamos agora de uma das ferramentas mais completas de análise de dados e que oferece centenas de informações para que possa conhecer o comportamento dos utilizadores no website.

      Apesar das variadas funcionalidades, a mais requisitada do Hotjar é o Visitor Recordings, que consiste em gravações de ecrã com as movimentações de um utilizador em tempo real. Esta ferramenta regista o percurso do mouse, os cliques, as páginas visitadas e qualquer outra ação durante a visita ao website. Além disso, apresenta também dados do utilizador, como a localização, a data da visita, entre outros. Com este software, o objetivo é identificar os diferentes comportamentos individuais, pois cada indivíduo interage de uma forma diferente.


      3. H.E.A.R.T. – Framework

        A Framework é uma ferramenta focada nos utilizadores e que vai ajudá-lo a medir a experiência dos mesmos em grande escala. Dados esses que podem ser utilizados no processo de desenvolvimento de novas ações no website.

        Neste software, existem cinco métricas que ajudam a medir o desempenho, o crescimento e o sucesso do website, baseados na experiência de cada visitante:

        • Happiness – utilizada para medir o nível de satisfação. São dados recolhidos normalmente em pesquisas qualitativas ou quantitativas, com o objetivo de demonstrar o quanto um utilizador gosta (ou não) do seu produto.
        • Engagement - o propósito desta métrica é medir a interação do utilizador com o produto/serviço, bem como a regularidade e a intensidade dessas interações.
        • Adoption - mede a quantidade de novos utilizadores em um determinado período de tempo e também o uso das novas funcionalidades criadas.
        • Retention - utilizada para medir a frequência com que os utilizadores regressam a um respetivo produto.
        • Task Success – Tal como refere o nome, mede a eficiência e a taxa de erros para eventuais melhorias e otimizações.

        4. Heatmap

          É uma ferramenta conhecida graças à sua eficácia na medição dos “pontos quentes” de um website. Através de um mapa que utiliza diferentes cores, para facilitar a compreensão das informações, é possível identificar os locais mais e menos visitados.

          No mapa, são registados os locais mais quentes, indicados pela cor vermelha, que representam os pontos do website com mais cliques, a verde e a azul são representados os pontos mais frios, ou seja, o que recebem menos visitas por parte dos utilizadores.

          O uso deste software é essencial para a medição do sucesso de um website, pois se conhecer os locais menos visitados, consegue perceber onde devem ser feitas as alterações.

          A partir destas ferramentas, é possível compreender o que está a falhar, o porquê dos resultados não estarem a ser os desejados e o mais importante, vai perceber que ações e mudanças deve fazer no seu website para que as vendas sejam um sucesso!

          Ainda com dúvidas de como criar rentabilidade no seu website? Há mudanças que têm obrigatoriamente de ser feitas? Entre em contacto connosco! A nossa equipa de profissionais está disposta a encontrar as melhores soluções para o seu negócio.