As redes sociais estão em constante evolução e todos os dias vemos emergir novas ferramentas, novas atualizações, novas formas de comunicar e interagir com o nosso público alvo.
Apesar deste cenário, que se mostra inconstante, ao mesmo tempo que bastante inovador, onde novas plataformas e recursos são introduzidos com frequência, podemos prever algumas tendências para 2023, que provavelmente continuarão ou ganharão popularidade no próximo ano, relativamente a redes sociais. Conheça-as aqui:
➡️ Aumento de conteúdo de fácil consumo: conteúdo de curta duração, como histórias, reels e diretos, provavelmente continuarão a ganhar popularidade, pois permitem que os utilizadores partilhem conteúdo mais espontâneo e autêntico com a sua comunidade digital. As pessoas interagem mais com conteúdo orgânico realizado pela marca, pessoa ou entidade.
➡️ Importância crescente do vídeo de curta duração: o conteúdo de vídeo já é uma grande tendência nas redes sociais, e provavelmente continuará a sê-lo, à medida que as plataformas investem em novos recursos de vídeo e os utilizadores consomem cada vez mais este tipo de conteúdo nos seus dispositivos.
➡️ Aumento do uso de inteligência artificial e machine learning: prevê-se que as redes sociais continuem a utilizar IA e machine learning para melhorar a experiência do utilizador, como por exemplo com o Metaverso, a recomendação de conteúdo, a personalização de feeds e o controlo/triagem de conteúdo.
➡️ Influência crescente do social commerce: muitas redes sociais já estão a integrar recursos de compras, e essa tendência provavelmente continuará à medida que mais consumidores usam as redes sociais para descobrir e comprar produtos.
➡️ Maior foco em privacidade e segurança: à medida que as preocupações com a privacidade e segurança dos dados continuam a crescer, as redes sociais podem priorizar a implementação de proteções mais fortes para assegurar as informações pessoais dos utilizadores.
➡️ User Generated Content: o conteúdo gerado pelos utilizadores está a tornar-se cada vez mais importante no cenário digital, pois permite que empresas aproveitem o conhecimento e a criatividade dos seus clientes para gerar "buzz" e fidelização a uma marca ou produto. É visto como mais autêntico e confiável do que a comunicação tradicional de marketing, pois é criado por pessoas reais que já experimentaram o produto ou serviço.
É crucial e muito importante que se mantenha atualizado sobre as últimas tendências e inovações emergentes nas redes sociais para garantir que está a aproveitar ao máximo a sua experiência nestas plataformas, tomando partido de forma positiva daquilo que estas lhe têm para oferecer.
Atualmente, a sua marca só existe se tiver presença nas redes sociais. Com a definição de uma estratégia para impulsionar a presença digital da sua empresa, nomeadamente nas plataformas de social media, poderá colher bons frutos que se irão traduzir em lucratividade e notoriedade.