As redes sociais revolucionaram por completo a forma como as empresas comunicam com os seus clientes, estabelecendo um contacto direto e em tempo real!

O objetivo de todas as marcas, nas redes sociais, é o de alcançar uma comunidade de seguidores fiéis, que sejam ativos nas plataformas, comentando, gostando ou partilhando as publicações, como se de um “amigo” se tratasse.

Comunicar no digital, traz-nos ainda assim, uma linha muito ténue entre o arriscar e ser bem-sucedido e o arriscar e falhar. No entanto, é inegável que o importante é saber aproveitar as situações e criar oportunidades de comunicação.

Para além de criar conteúdo de qualidade, com potencial de ser apreciado pelos seus seguidores, o auge da comunicação nas redes sociais é atingido quando o conteúdo se torna viral. Mas em vez de se preocupar em criar um conteúdo viral, por que não focar-se em criar uma oportunidade para comunicar com um assunto viralizado?

Há dias um momento televisivo com Cristiano Ronaldo colocou toda a gente a “beber água”, o assunto passou além fronteiras. E quem não se lembra dos internautas que se assumiram como #somostodosmariana devido a um teste enviado erradamente pelo Continente? Se recuarmos uns meses antes recordamos ainda a indignação que a “Camisola Poveira” criou nas redes sociais.

Apresentamos-lhe, de seguida, alguns casos reais de marcas que aproveitaram cada um destes momentos virais para comunicarem nas suas redes sociais:


CRISTIANO RONALDO E (O NÃO À) COCA-COLA

Esta foi a mais recente polémica que se tornou viral nas nas redes sociais! Com certeza viu algum post ou notícia sobre o momento em que Cristiano Ronaldo, numa conferência de imprensa, afastou duas garrafas da marca Coca-Cola e colocou, no mesmo lugar, uma de água mineral, insinuando não gostar do refrigerante.

Nesse mesmo dia, foram várias as marcas de diferentes setores que não perdoaram, aproveitando de imediato esse momento para gerar conteúdo e comunicar com o público. Veja alguns exemplos:


CONTINENTE E A “MARIANA”

Se está atento ao mundo digital, com certeza ouviu falar na famosa Mariana! Tudo começou quando alguns clientes do supermercado Continente receberam uma SMS por engano, tendo como título "Teste Mariana" e que fazia ainda uma pergunta: "Recebeste?".

A verdade é que a Internet não deixou este erro passar despercebido e foram várias as marcas nacionais que fizeram questão de participar na conversa.

Staples, Comic Con, Portugalia e até o Lidl (concorrente direto do Continente) foram apenas algumas das marcas que entraram na 'conversa' e criaram uma brincadeira sobre o assunto.


Claro que também o Continente fez questão de reagir ao erro que cometeu e que levou às posteriores brincadeiras. "Todos receberam a mensagem? A Mariana está preocupada" foi a publicação feita pela marca.


CAMISOLA POVEIRA

Foi em Fevereiro de 2021, que a Camisola Poveira foi alvo de usurpação, quando a marca multimilionária Tory Burch criou uma cópia “perfeita” desta peça clássica, sem fazer referências à original. A “Camisola Poveira” expressou toda a situação nas redes sociais, que rapidamente gerou indignação nos portugueses.

No próprio dia em que a notícia foi lançada, foram várias as marcas nacionais que aproveitaram o sucedido para “brincarem” com a situação e atraírem um maior número de pessoas para as suas páginas, gerando, consequentemente, um maior engagement.



Estes foram apenas alguns dos exemplos de como um momento viral pode ser uma boa oportunidade para criar uma comunicação forte e dinâmica com o seu público!

Além disso, poderá ainda ser uma ótima maneira de chamar a atenção de novos seguidores, aumentando o reconhecimento da sua marca.

Pretende que a sua marca tenha uma presença ativa nas redes sociais, mas não sabe como fazê-lo? Entre em contacto connosco para que possamos definir a melhor estratégia.

Tornamos marcas vencedoras!