Resultado da pandemia do covid-19 e das medidas necessárias à sua contenção, muitas empresas enfrentam uma situação sem precedentes e altamente perturbadora. Este choque severo sobre o tecido empresarial português veio obrigar as empresas a adaptarem os seus métodos de trabalho e a repensar estratégias, acelerando a transformação digital.

Com o arranque da terceira fase de desconfinamento, que permitiu reabrir vários estabelecimentos é essencial reorganizar estratégias e alinha-las com novas exigências da pandemia e os novos padrões de consumo dos clientes. Voltar a abrir portas, por si só, pode não ser o suficiente!

A pensar nas necessidades e dificuldades atuais, apresentamos algumas estratégias para implementar na sua empresa, de forma a conseguirem acelerar a sua recuperação e a saída da crise provocada pela pandemia.


Os clientes, apesar de ansiosos para saírem de casa e voltarem ao normal, dificilmente vão voltar a ocupar espaços e a comprar fisicamente da mesma forma que faziam anteriormente.


Assim, criar estratégias para atrair novamente clientes até ao seu espaço físico é crucial nesta fase. Vamos então, dar-lhe algumas dicas sobre como o fazer:


1. Reforço das estratégias de Marketing

    A sua estratégia de marketing digital tem que apoiar a reabertura das lojas físicas fechadas durante o confinamento. É preciso ter em atenção vários fatores para sobreviver nesta nova era. Reestruturar e reforçar estratégias de comunicação, de investimento, de marketing e de crescimento é imprescindível nesta fase.


    2. Altere o seu funil de vendas e a jornada de compra

    Com a alteração dos hábitos dos consumidores, é perfeitamente normal que seja necessário repensar o seu funil de vendas, reorganizando as estratégias para captação da atenção, do interesse, do desejo e da ação.

    Analise a jornada de compra atual, preste atenção a todos os canais e nas forma como os clientes entram em contacto e de que forma efetuam a compra dos seus produtos/serviços. Esteja preparado para dar resposta às suas necessidades através de diferentes canais digitais.


    3. Manter a comunicação consistente nas redes sociais

    A consistência na comunicação é, talvez, um dos fatores mais importantes no que toca às redes sociais. Uma comunicação consistente é aquela que permite à marca manter as suas ações alinhadas aos valores e identidade da empresa, garantindo uma imagem cuidada e homogénea entre publicações, e claro, manter a regularidade. Desta forma, as redes sociais contribuem para a criação de uma melhor experiência para o cliente, como a construir credibilidade, reputação e confiança na marca.


    4. Produzir marketing de conteúdo

    O marketing de conteúdo é uma estratégia cujo principal objetivo é atrair potenciais clientes através de vídeos, posts em redes sociais, artigos de blog, ebooks, etc. É um tipo de estratégia que trabalha sobretudo o topo do funil de vendas, onde não há uma promoção direta da empresa/marca mas que atrai pessoas consciencializando-as sobre os seus problemas/necessidades e apresenta as respetivas soluções. Alguns exemplos deste tipo de conteúdo são os artigos que pretendem esclarecer dúvidas, ensinar a fazer alguma coisa ou indicar um caminho para uma necessidade. Desta forma o potencial cliente sentirá que está a ser compreendido e encontrará uma solução no seu produto/serviço.


    5. Criar uma campanha para chamar a atenção

      Para conseguir obter a atenção do seu público é preciso ser relevante dentro do contexto vivido. Como a atenção de um consumidor é, hoje em dia, cada vez mais rara, marcas que criam campanhas mais alinhadas com os interesses do seu público, ficam à frente. Antecipe as necessidades do seu cliente, e ofereça algo que ele não estava à espera, mas que lhe será útil. Por exemplo, crie campanhas promocionais específicas para a sua loja física, ofereça um voucher na compra de algum produto e convide-as ao regresso.


      6. Estratégia Omnicanal

        Agora que começamos a desconfinar não se descure nas vendas através dos canais e plataformas digitais. É importante manter estratégias de crescimento do seu e-commerce, assim como é importante manter os hábitos de compra dos seus clientes que certamente passaram a ser também online. Mantenha o stock atualizado, seja ágil nas suas respostas, crie ofertas, continue a oferecer-lhe vantagens em comprar online. Por exemplo, se estava a fazer diretos para mostrar os seus produtos, se iniciou as vendas através de marketplaces, não pare só porque as pessoas já se podem deslocar até à sua loja. Até porque, não sabemos o que o futuro nos reserva.



        O cenário em que vivemos exige que as empresas sejam capazes de ajustar a sua estratégia para os diferentes tipos de canais de vendas, digitais e físico.


        Prontificamo-nos a encontrar a solução ideal para o seu negócio, entre em contacto connosco para mais informações.