Num mundo altamente competitivo, e cheio de incertezas, torna-se fundamental manter o negócio ocorrente da atualidade, procurando soluções adequadas para criar ou melhorar produtos/serviços, processos internos ou até aumentar produtividade.

Modernizar é fundamental. Ainda que este processo não aconteça de um dia para o outro, é crucial começar por algum lado. Para isso, é necessário todo um planeamento e algum investimento, que varia de acordo com as necessidades e recursos da sua empresa.

Se está a considerar aplicar mudanças na sua empresa que lhe traga benefícios no futuro então tenha em conta as cinco ações que preparámos para si.



1. Conhecer o mercado atual e o público-alvo.

    Para criar uma estratégia com o objetivo de aumentar as vendas, fidelizar os clientes e fazer com que a empresa ganhe notoriedade, é fundamental analisar o mercado em que a mesma se insere.

    Conhecer o público-alvo é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, apenas compreendendo bem o perfil do cliente, será possível estabelecer uma comunicação eficiente e desenvolver produtos e serviços capazes de satisfazer as necessidades do potenciais compradores.

    Ou seja, comece por analisar o mercado e, de seguida, o público-alvo, para que possa fazer o planeamento estratégico de forma assertiva.



    2. Desenvolver uma nova identidade visual

      A identidade visual é o reflexo da personalidade de uma marca, através de elementos visuais. São detalhes como as cores, a tipografia e o design de documentos utilizados no dia a dia que farão com que a sua marca se diferencie da concorrência.

      Se o seu negócio possui uma identidade visual que não se identifica com a atualidade, o melhor é pensar em modernizá-la, através de um rebranding. Se tem uma empresa e nunca deu muita atenção a esse tipo de detalhes, é importante fazê-lo, pois é o que ficará memorizado na mente dos seus clientes.


      3. Adotar
      uma estratégia nas redes sociais

        Hoje em dia, é impossível não pensar no uso das redes sociais. É a melhor forma de dar a conhecer ao público-alvo a sua marca e, o mais importante, criar atenção, interesse, desejo e ação. Para que não restem dúvidas de que esta estratégia é capaz de ditar o sucesso do seu negócio, selecionamos algumas vantagens:

        • Maior meio para interagir com os seus clientes;
        • Feedback em tempo real (através de comentários, mensagens e gostos);
        • Melhor forma de alcançar novos clientes (gerar leads);
        • Cria interesse ao público-alvo pelos produtos, incentivando à compra;
        • Permite alcançar um maior número de pessoas a um baixo custo;
        • Permite avaliar a concorrência;

        As redes sociais são uma peça chave para o sucesso de qualquer empresa. Além das vantagens referidas anteriormente, ajudam também na aproximação da empresa para com o cliente.


        4. Apostar na formação contínua dos colaboradores

          Não adianta implementar novas ferramentas e soluções digitais para modernizar a sua empresa, se esta não conta com profissionais preparados para essa mudança.

          Invista em formações e workshops, para que os seus colaboradores se mantenham atualizados das mais recentes tendências no mercado.

          É importante que os mesmos estejam preparados para realizar um bom atendimento e lidar com situações inesperadas, algo que os clientes valorizam.



          5. Criar um novo canal de vendas

            Um passo muito importante se deseja modernizar a sua empresa: criar um novo canal de vendas para otimizar a aquisição de novos clientes. Esse canal pode funcionar tanto para vendas diretas como para vendas consultivas.

            • Vendas diretas: Criar uma loja online de forma a aumentar o número de vendas.
            • Vendas consultivas: Criar uma página de preços e funcionalidades para o potencial cliente encontrar a melhor solução para o seu problema e/ou criar um chat para tirar dúvidas.

            Esta é uma opção bastante interessante para aumentar a faturação da empresa, pois com o canal online de vendas é possível expandir os horizontes, atingindo clientes de praticamente qualquer lugar.

            Mais importante do que qualquer ação que pode implementar na sua empresa é pensar de que forma ela irá impactar os seus clientes.

            Estas são apenas algumas ações que podem ajudar na modernização do seu negócio. O ideal é mesmo procurar sempre novas estratégias para melhorar, com a ajuda dos melhores profissionais na área.

            Se precisa de ajuda para definir e implementar uma estratégia, entra em contacto connosco!