Se o seu negócio é digital mas ninguém o conhece, não vai conseguir alcançar os resultados esperados. É importante garantir que os seus produtos ou serviços apareçam na 1ª página do Google, quando o seu público realiza uma pesquisa nessa área ou que consiga ter visibilidade a partir de outras ferramentas (redes sociais, por exemplo).

A internet dispõe de diversos canais de marketing que o ajudam a promover o seu negócio online e, consequentemente, a alcançar o público mais interessante para os seus objetivos. Desde a criação de conteúdos de qualidade à promoção através do Google ou redes sociais, existe uma grande diversidade de plataformas que o ajudam a colocar o seu negócio em alta. Vamos mostrar-lhe algumas das formas como pode promover o seu negócio no digital:

Marketing de conteúdo e SEO

Criar conteúdo sem estratégia, apenas por criar, não parece ser uma boa opção. Para garantir que o seu público se interessa pelo seu conteúdo e, dessa forma, chega aos seus produtos ou serviços, é fundamental apostar em conteúdos de qualidade e diversificados. Podem ser artigos, imagens, vídeos, infografias, case studies ou outros formatos, desde que o conteúdo seja relevante, interessante e pertinente.

Por outro lado, é importante adequar o conteúdo produzido à etapa em que o seu público se encontra, ou seja, no topo, meio ou fundo do funil. No topo do funil, o conteúdo deve ser mais genérico, pois as pessoas ainda não conhecem a sua marca. Já no fundo, o conteúdo partilhado deve ser específico e concreto com o objetivo de converter à venda.

Independentemente do formato do conteúdo, este deve ser sempre otimizado para SEO, ou seja, otimizado para os motores de busca. Desta forma, garante que o conteúdo cumpre com todas as condições para ser apresentado na 1ª página de pesquisa do Google. A otimização para SEO concentra diversas ações, que devem ser acompanhadas ou realizadas por um profissional especialista na área.

A Drible dispõe de uma equipa especializada na criação de conteúdos, capazes de otimizar os resultados pretendidos. Entre em contacto connosco e obtenha um orçamento.


Anunciar no Google

  • Google Ads

    O Google Ads permite-lhe investir em publicidade no motor de pesquisa Google, com um conteúdo específico e totalmente direcionado para utilizadores que estão à procura de informação, produtos ou serviços relacionados com os seus.

    Antes de promover o seu negócio online, é fundamental definir os objetivos, como por exemplo: aumentar o tráfego, conversões, notoriedade da marca, compra, ou outros. De acordo com o seu objetivo, deve decidir o formato que vai adotar (texto, vídeo, shopping), escolher o seu público-alvo e, então, definir onde vai aparecer a publicidade.

    Pode optar pela rede de pesquisa, isto é, anúncios que aparecem no motor de pesquisa Google. São eficientes e ajudam a chamar a atenção do utilizador. Outra possibilidade é usar a Rede de Display do Google, uma maneira de exibir os seus anúncios nos principais websites da internet.

    São dois caminhos eficientes de direcionamento dos seus anúncios para o público exato que pretende alcançar.

    • Google My Business

    O Google My Business é uma ferramenta gratuita que lhe permite gerir a presença do seu negócio no motor de busca Google e no Google Maps. Aparece como uma barra lateral direita no motor de pesquisa e permite-lhe fazer publicações, organizar eventos, publicar imagens, vídeos ou textos. Pode ainda adicionar informações essenciais do negócio, receber comentários e trocar mensagens diretamente com o seu público. O Google My Business torna o relacionamento com os seus clientes ou potenciais mais fácil, direto e prático.

    Esta funcionalidade, para além de ser uma excelente forma de promoção e divulgação do seu negócio, ainda evidencia o que a sua empresa tem de especial, tornando-a única face à concorrência.

    • Google Shopping

    O Google Shopping é um excelente complemento à promoção de produtos. Consiste em promover os seus produtos no topo do motor de busca e na rede de parceiros Google. Quando o utilizador efetua uma pesquisa, são-lhe fornecidas, em primeiro lugar, informações detalhadas sobre vários produtos com fotografia, título, preço e informação do fornecedor.

    Desta forma, já está a vender e a promover o seu negócio, mesmo antes de clicarem no anúncio.


    Redes sociais

    • Anúncios no Facebook e Instagram

    Apostar em anúncios no ecossistema Facebook traduz-se em várias vantagens: segmentação, prova social, notoriedade, envolvimento e interação, influenciando diretamente nas conversões e vendas.

    Existem duas formas de divulgar o seu negócio no universo Facebook: promover conteúdo ou Gestor de Anúncios. Os dois métodos são muito eficientes mas destinam-se a tipos de campanhas diferentes.

    Ao promover uma publicação tem a vantagem da rapidez, devido ao conteúdo já estar criado e publicado. É uma opção bastante simples e fácil de configurar e tem a possibilidade de alcançar facilmente os seus fãs e /ou seguidores e amigos dos seus fãs. Contudo, os objetivos da campanha são limitados e as configurações são apenas as básicas.

    Se utilizar o Gestor de Anúncios do Facebook vai sentir uma diferença grande em termos de funcionalidades. Nesta opção, existem vários tipos de objetivos que pode escolher para a sua campanha. As configurações são mais avançadas e detalhadas, permitindo ter um maior controlo sobre os conteúdos que vão ser partilhados.


    Anúncios no YouTube

      Pode fazer anúncios no Youtube através da ferramenta disponibilizada pelo Google Ads - o Youtube Ads. É um serviço que dá a possibilidade de anunciar através de vídeos curtos ou longos que o utilizador assiste. Através de uma boa segmentação, foco nos objetivos e conhecimento integral da sua persona, é possível alcançar mais pessoas que tenham potencial de se tornarem clientes.

      Existem vários modelos de anúncios no YouTube, de acordo com a finalidade que cada negócio deseja:

      - Anúncios breves (bumper ads – 6 segundos ou menos);

      - Anúncios in-stream: o cliente apenas paga se o utilizador assistir pelo menos a 30 segundos do vídeo ou caso clique no próprio anúncio;

      - Anúncios de video discovery: também pode promover o seu conteúdo na página de pesquisa;

      - Anúncios de masthead: aparecem na parte superior da página inicial do YouTube;

      - Anúncios de vídeo action: presentes no catálogo de produtos.

      Com os anúncios do YouTube, é possível criar uma relação mais próxima com pessoas que estão interessadas nos seus produtos ou serviços.


      Remarketing

        Não deixe de parte esta estratégia de marketing e tire o maior proveito das suas vantagens para conseguir alcançar mais vendas.

        Sabemos que grande parte das pessoas não efetua a compra logo no primeiro impacto. É preciso continuar a criar reconhecimento e visibilidade da marca para incentivar a compra.

        O Remarketing, tal como o nome indica, é o processo de fazer marketing novamente com as mesmas pessoas. Isto é, gerar impacto e interação com as pessoas que já demonstraram interesse no produto, pela visita ao website ou através de outra aplicação.

        Os anúncios são posicionados estrategicamente perante o seu público, enquanto fazem pesquisas no Google ou navegam em websites concorrentes. Esta estratégia permite-lhe aumentar a notoriedade e o reconhecimento da sua marca, mas também direcionar a publicidade para públicos específicos que já efetuaram alguma ação (por exemplo, anunciar para um determinado público que já adicionou algum item ao carrinho de compras).

        São muitas as ações de marketing que lhe dão a possibilidade de promover o seu negócio online. É importante ter presente uma boa estratégia, com objetivos definidos, público-alvo segmentado e conteúdo de qualidade e interessante.

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