O consumo de vídeo continua a crescer de forma muito acentuada em todo o mundo e Portugal não é excepção! Se lhe perguntarem se na última semana visualizou algum tipo de vídeo, qual é a sua resposta? Muito provavelmente será afirmativa e até já perdeu a conta ao número de vídeos que consumiu nos últimos dias.

Os tempos mudaram e, com a transformação digital provocada pela pandemia, o conteúdo em vídeo ganhou muita mais relevância e, agora, são a peça central das ações e esforços de muitas marcas tornando-se na forma mais envolvente de conteúdo digital online.


A pandemia veio mesmo trazer a necessidade de gerar conteúdo de forma simples e direta nas diversas áreas de “negócio”. Quem é que não assistiu a uma aula online de fitness em direto? Ou assistiu à Live do Bruno Nogueira com o programa “Como é que o Bicho Mexe”?


Porquê este boom de conteúdo em vídeo?


Os consumidores passaram a ter a escolha do que querem ver, quando querem ver, onde querem ver. Foram eliminadas barreiras no que toca ao consumo massivo de vídeo através de smartphones, e a qualidade de visualização através destes dispositivos, bem como através de Tablets e Smart Tvs, têm vindo a ser melhorada dia após dia. Formou-se a conjuntura perfeita para a aceleração do consumo de vídeo por parte das pessoas!

Por outro lado, plataformas populares como Snapchat, Tik Tok e Instagram Stories e Reels, fizeram com que o público tenha a expectativa de receber conteúdo de consumo rápido.

Por exemplo, a plataforma Tik Tok, focada em vídeos curtos até 15 segundos, muitos em forma de desafios, viu o seu exponencial disparar durante o primeiro confinamento em Portugal, com uma taxa de crescimento de 36% (500 mil novos utilizadores ativos) nos primeiros dois meses de 2020.

Podemos ainda ir mais além, o facto do Instagram ter colocado o ícone do Reels mesmo ao centro do painel de opções é um indicador da importância que o conteúdo em vídeo apresenta e certamente continuará a apresentar.

Esta situação revela que existe procura de vídeo por parte dos portugueses e, por isso, uma oportunidade no mercado!

Como podem as marcas acompanhar esta mudança?

As marcas devem estar atentas a estas tendências, mantendo-se ativas nas plataformas onde o seu público alvo também está. Se olharmos para a última década isto já tem acontecido, primeiro com o Youtube e o Facebook, depois com o Instagram e mais recentemente com o Tik Tok e com o Instagram Reels.

Se inicialmente estas redes sociais eram mais usadas pelos jovens, chama cada vez mais a atenção dos utilizadores mais maduros e principalmente a atenção das marcas, que naturalmente precisam de acompanhar as novas tendências, marcando presença junto do seu público.

O vídeo é hoje uma excelente opção para as marcas se relacionarem com os seus públicos-alvo porque é nessas plataformas onde as pessoas passam mais tempo.

Por essa razão, e perante a constante ameaça do scroll, o vídeo curto tornou-se num formato de excelência para passar a mensagem das marcas.


Obviamente que não basta criar um vídeo e esperar que ele viralize. É necessário existir uma estratégia alinhada com os valores da marca para atingir os targets.


Razões para investir na produção de vídeos não faltam. Conheça alguns dos motivos pelos quais os conteúdos em formato vídeo não devem ficar fora das suas campanhas de marketing:


1. Vídeo é o formato favorito para se consumir conteúdo

    O vídeo é a primeira opção da maioria das pessoas quando querem fazer uma pesquisa, aprender algo novo ou consumir algum tipo de conteúdo.


    2. Conteúdo mais compreensível

      Vídeos reúnem elementos visuais, gráficos e sonoros num só “lugar”. Desta forma, é muito mais fácil explicar conceitos complexos ou mostrar os detalhes de um produto num vídeo do que em um texto, por exemplo.

      Além de facilitar a compreensão de informações, o vídeo ainda faz com que elas sejam mais facilmente retidas.


      3. Ajuda a reter e fidelizar clientes

        O vídeo marketing é um poderoso aliado na etapa de pós-venda. É uma maneira de continuar sempre próximo dos seus clientes, transmitindo confiança.


        4. Aumenta o alcance da sua marca

          Investir em vídeo marketing permite que a mensagem da sua marca chegue a um público maior e mais variado e, consequentemente, aumente a sua hipótese de vender mais.


          5. Vídeos viralizam mais do que qualquer outro conteúdo

            Ao conquistar o interesse do seu público, o formato em vídeo tende a criar um vínculo que faz com que eles sintam a necessidade de compartilhar essa experiência com outras pessoas.



            O que acha de incluir o vídeo promocional na sua próxima campanha de marketing? A Drible conta agora com produtores de conteúdo especializados na criação de vídeos, capazes de conquistar os mais diversos tipos de público. Entre em contacto connosco.