CUSTOMER FIRST MARKETING: É A NOVA TENDÊNCIA

O que é Customer First Marketing?

Como o próprio nome diz, o marketing que coloca os clientes em primeiro lugar passa por ser uma estratégia pensada e organizada de modo a priorizar o cliente em vez da organização, levando a uma mudança da estratégia de marketing tradicional. Neste sentido, o foco passa para as necessidades do clientes ao invés das necessidades da empresa.

O que significa priorizar o cliente?

Um primeiro passo deve passar por reconstruir a sua organização em torno de um foco único no cliente e como ter um impacto positivo na vida dele. É possível, também, obter mais feedback e usá-lo para informar as suas ações de negócio e, com isto, descobrir, atender e compreender as necessidades dos seus clientes com antecedência e com frequência. Uma prioridade importante que deve ser uma iniciativa por partes das empresas é a recolha de insights do cliente .

Como pode apresentar à sua equipa o Customer First Marketing?

Apesar de não ser uma tarefa fácil, assumir o marketing que coloca o cliente em primeiro lugar é importante. Se pensar apenas em marketing externo estará a perder uma boa oportunidade para agregar valor ao seu cliente quando ele precisar de respostas. São bilhões de pessoas a procurar soluções todos os anos, elas vão encontrar a sua empresa?

Face a uma nova tipologia de consumidores, mais exigentes, impacientes, hiperconectados, proativos e não reativos, que alteram rapidamente a jornada de compra, é fundamental que estes estejam no centro da estratégia, devendo ser 100% digital, personalizada e incluir uma segmentação correta do target. Assim, os clientes deixaram de ser cativos a serem capacitados e, neste sentido, já não procuram um negócio mas sim soluções.

Diferença de perguntas do Marketing Tradicional vs Customer First Marketing

  • Marketing Tradicional:
  • Para quem podemos vender os nossos produtos?
  • Como podemos convencer as pessoas a comprar?
  • Como podemos convencer a que comprem novamente?
  • Customer First Marketing
  • Que problemas podemos resolver?
  • Quem tem esses problemas?
  • Como os clientes vão encontrar as nossas soluções

É fundamental entender que os clientes esperam que as suas informações sejam relevantes para resolver os problemas, contando com a sua ajuda para a tomada de decisão.

Então, como fazer o Customer First Marketing?

  1. É fundamental identificar as oportunidades para solucionar os problemas dos seus clientes.
  2. Criar ou alterar conteúdo para preencher falhas onde os seus clientes estão a procurar.
  3. Prepare várias equipas na sua empresa para discutir e considerar as melhores decisões com dados de clientes.