Se houve algo que a pandemia nos veio ensinar, foi sem dúvida a necessidade de acelerar a comunicação digital por parte das empresas. No último ano, diferentes tipos de negócios viram-se obrigados a utilizar outros canais digitais para conseguir manter os seus negócios ativos, na tentativa de amenizar os longos dias com as “portas fechadas”.

O E-commerce, passou assim, a ser a nova realidade tanto para empresas como para consumidores. Por força das circunstâncias, as pessoas saem menos, adquirem menos produtos de forma física e passam a comprar online. Tudo isto acelerou o e-commerce e a relação dos consumidores e das empresas através do digital. O seu crescimento foi, em parte, fruto da pandemia de covid-19.

Alguns estudos indicam que esta tendência veio para ficar e que mesmo depois da pandemia, continuará a haver ainda mais adeptos de compras online. Consequência das alterações nos hábitos de consumo que o covid-19 trouxe, não só para os portugueses, mas para o mundo todo.

Tudo isto foi um “despertar” para as empresas fazerem a transição do mundo offline para o mundo online. A urgência de uma presença online sólida é hoje evidente e, pode agora atingir uma escala que justifica apostas com margens muito mais atrativas do que até agora.

Os últimos dados revelados sobre o comércio eletrónico em Portugal indicam-nos que, com o novo confinamento decretado em Janeiro, “registou-se um incremento de 46% das compras 'online', em comparação com o mesmo período do ano passado", observou a SIBS.

Desengane-se se acha que as compras online são só para alguns! No topo das compras online estão setores de “Entretenimento, Cultura e Subscrições, Comércio Alimentar & Retalho, Restauração, Food Delivery e Take Away”. O ticket médio situa-se nos 37.60€.

Se o contexto mudou as empresas têm por obrigação adaptar-se, alterando as estratégias! A pergunta passou a ser: Como posso aproveitar esta “oportunidade”?

Motivos não faltam para aproveitar mesmo esta oportunidade! Este pode ser o momento certo para apostar no e-commerce e colocar os seus produtos/serviços à venda no digital!

Vantagens do e-commerce

Parte do crescimento do e-commerce, em Portugal, foi derivado da pandemia, mas possivelmente, muitas empresas já poderiam a estar a lucrar com o digital, muito antes disso devido às suas inúmeras vantagens:

● Canal de vendas dinâmico, versátil e personalizado;

● Exploração de novas oportunidades de negócios;

● Eliminação das barreiras de localização e tempo;

● Automatização do sistema de vendas;

● Facilidade na transmissão de informações sobre os produtos e a marca;

● Custo operacional reduzido;

● Facilidade de acesso aos produtos;

● Análise dos resultados e verificação de métricas;

● Não há limites de clientes;

● Entre outros.

Todas estas vantagens tornam o cenário promissor para apostar nesta área, mesmo para depois da pandemia.


Tendência do e-commerce para este ano

Depois de saber todas as vantagens e o crescimento que o e-commerce está a ter, é hora de se preparar e perceber quais as tendências de e-commerce para 2021.

A preocupação com a sustentabilidade, lojas de restaurantes diretas ao consumidor, personalização, automação e retenção, “voice search”, “social shopping”, o fim das “third party cookies”, mudanças no retalho, “free, fast & flexible deliveries” e Business Intelligence são as tendências apresentadas num guia digital disponível o site da ISEG Executive Education.

Mas não pense que está perante “um bicho de sete cabeças”. Explicamos o significado de cada tendência do e-commerce para que possa implementar no seu negócio:

1-Preocupação com a Sustentabilidade: Os consumidores esperam que as empresas adotem práticas sustentáveis através de soluções inovadoras que permitam diminuir a pegada de carbono do e-commerce.

2- Lojas de restaurantes diretas ao consumidor: A pandemia reforçou a tendência do “food delivery” e em 2021 irão surgir lojas online de restaurantes através de webapps personalizadas, eliminado as aplicações de entrega.

3- Personalização, automação e retenção: Estratégias de retenção de clientes, fornecendo uma experiência que demonstre que a empresa os conhece, que sabe o que querem, quando e como querem, assegurando uma relação duradoura é uma das tendências para este ano.

4- Voice Search: A inteligência artificial por voz será uma das tendências mais revolucionárias que o e-commerce deverá acompanhar. Os assistentes de voz estão cada vez mais evoluídos e, quando integrados em plataformas de e-commerce, poderão reinventar toda a experiência de compra.

5- Social shopping: O crescimento explosivo do comércio eletrónico, durante o ano de 2020, veio reforçar a importância da marcas investirem em mais experiências de “social shopping”, isto é, de venderem os seus produtos diretamente nas redes sociais. Caso os utilizadores não comprem os produtos no primeiro contacto, as estratégias de remarketing, da própria plataforma e/ou das marcas poderão assegurar a conversão da compra.

6- O fim das third party cookies: O desaparecimento das “third party cookies” (cookies de terceiros) tem um impacto significativo no ecossistema de marketing digital e exigem a todos os intervenientes a capacidade de mudança e adaptação.

7-Mudanças no retalho: Uma vez terminado o período de confinamento, será necessário adotar uma estratégia omnicanal, com o cliente no centro das decisões, disponibilizando os produtos também nos canais online próprios como em vários mercados nacionais e internacionais. Assim, as lojas físicas terão de se reinventar, focando-se cada vez mais na experiência da loja.

8- Free, Fast & Flexible Deliveries: Tudo aponta para a inevitabilidade do “free delivery” e do uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial, a robótica ou a Internet das Compras. O “e-buyer” exige maior rapidez e previsibilidade das entregas e melhores alternativas de locais de entrega, fatores que impactam, de forma determinante, a experiência de compra.

9- Business intelligence: O business intelligence é um conjunto de métodos, processos, tecnologia e instrumentos, capazes de converter dados em informação. Permite apurar o que os clientes procuram, quando o fazem, em que condições ou em que dispositivos. Ao cruzar esta informação com outras variáveis, é possível prever tendências e soluções, sendo possível tomar decisões cada vez mais rápidas e assertivas.

Numa era de incertezas, poderá existir uma maior dificuldade por parte das empresas em alcançarem os resultados pretendidos. Para tal, prontificamo-nos a encontrar a solução ideal para o seu negócio!

Deseja que a sua empresa seja, igualmente, um sucesso de vendas através do e-commerce? Entre em contacto connosco para mais informações.