Fundado em 2017, o NETO Restaurantes é um grupo de seis restaurantes espalhados pelo Norte do país. Para os mais distraídos, os NETO são particularmente conhecidos pelas suas francesinhas, assim como outros modelos de negócio muito populares, mas com uma diferença particular no ambiente. Com um menu diversificado, o NETO aposta em espaços modernos e acolhedores para convívios familiares ou de amigos, além de um menu com uma grande variedade de bebidas espirituosas, o que os torna no destino ideal para jantares divertidos.
Quais foram os nossos desafios?
O modelo de negócio do NETO está altamente validado. Todos os anos, os proprietários têm apostado na abertura de novas unidades da franquia em novas cidades.
Como garantimos uma boa taxa de ocupação em novas localizações onde as pessoas ainda não reconhecem a marca?
Como ocupamos o restaurante em períodos de menor afluência natural (almoços em dias de semana, época baixa do ano)?
Como fazemos crescer a notoriedade da marca?
Quais foram as nossas soluções?
1. Como garantimos uma boa taxa de ocupação em novas localizações onde as pessoas ainda não reconhecem a marca?
Fase Pré-campanha
Nos meses que antecederam a abertura de uma nova unidade, iniciamos a promoção de conteúdos informativos na região, procurando destacar:
A abertura de um novo estabelecimento NETO em formato notícia;
Conteúdos em formato vídeo ou fotografia em que a comida era apresentada num aspeto “food porn”, além de momentos de clientes a divertirem-se no estabelecimento.
Para maximizar os esforços destas campanhas, também recorremos à divulgação de conteúdos partilhados por influencers selecionados por nós.
2. Como ocupamos o restaurante em períodos de menor afluência natural?
No mercado da restauração, a principal métrica que analisa o sucesso de um restaurante é a sua taxa de ocupação.
Sempre que um horário de refeição termina e há mesas que estão vazias, isso significa dinheiro que o restaurante perdeu e que nunca mais vai recuperar.
Por isso, o nosso passo lógico foi trabalhar a taxa de ocupação nos períodos de menor procura, sendo esse um dos principais focos da nossa estratégia.
Como expectável, os períodos de menor afluência dos estabelecimentos correspondem a:
Épocas do ano
Podemos concluir que o período de menor adesão se verifica entre novembro e março, apesar do mês de dezembro registar um saldo positivo.Períodos do dia
As horas de jantar durante a semana registam menor procura na época baixa.
Já os os almoços, registam uma melhor performance, apesar da margem de melhoria.
Para atrair mais clientes e, dessa forma, maximizar a taxa de ocupação durante estes períodos, desenvolvemos algumas campanhas temáticas com ofertas especiais para estes dias.
3. Como fazemos crescer a notoriedade da marca?
A nossa estratégia de crescimento de notoriedade da marca está muito alinhada com a estratégia de produção de conteúdo para as redes sociais, focando-se essencialmente em 3 tipos de comunicação:
Conteúdos informativos (promoções, eventos, novidades, etc.);
Conteúdos focados na experiência (influenciadores, jantares de grupo, etc);
Conteúdos “food porn” (pratos com aspeto de deixar água na boca).
Quais os resultados que obtivemos?
Através da nossa estratégia, conseguimos superar os objetivos do NETO:
+ de 23 mil clientes;
+ de 7500 novos seguidores
+ de 233 mil visitas ao perfil do instagram;