2021: 6 tendências de Marketing Digital que não pode mesmo perder.
A importância do Marketing Digital é cada vez mais percetível a cada dia que passa. Este ano foi a verdadeira prova disso, pois devido à pandemia que vivemos, muitas empresas sentiram a necessidade de reforçarem a sua presença no digital, modernizando assim o seu negócio e mantendo uma relação de proximidade com os seus clientes.
Em Portugal, o uso da Internet é cada vez mais acentuado e as estatísticas não deixam mentir. A penetração no online é de 83%, com 8,5 milhões de utilizadores, dos quais 7 milhões têm uma presença ativa nas redes sociais.
Quando se trata de novidades no mundo digital, mantemo-nos sempre atentos! Hoje, selecionamos algumas das tendências de Marketing Digital para empresas em 2021.
- E-commerce
Esta estratégia irá assumir um papel crucial em 2021, tal como aconteceu em 2020. O próximo ano será infalível para testar clientes e todo o processo de compra em torno das marcas, bem como as ofertas e campanhas exclusivas para o mundo online.
Com o distanciamento social, os consumidores começaram a olhar para as compras online como uma prioridade, de forma a evitarem ajuntamentos nas lojas físicas. Já não existe a necessidade de sair de casa para procurar lojas e produtos, pois nos websites a oferta é ilimitada e rapidamente se encontram diferentes marcas que disponibilizam o que o consumidor procura. Se o seu negócio ainda não tem uma loja online é bom que comece já a pensar nisso.
- Inteligência artificial: Chatbot
Os chatbots são sistemas complexos e inteligentes, com a capacidade de se relacionarem com os utilizadores de forma natural, contribuindo para um relacionamento de proximidade entre a empresa e o cliente e oferecendo uma melhor experiência de compra.
São ideais para gerar leads e para recolher dados de clientes que podem ser analisados para benefício da empresa. Já alguma vez pensou em inserir esta ferramenta no seu Website?
- Negócios mais digitais
A sua empresa não está a investir no online como um importante canal de vendas? Este é um passo fundamental nos dias que vivemos e, o mais provável, é estar a perder clientes para concorrentes que estão presentes no digital.
A verdade é que as estatísticas sobre o digital em Portugal não deixam mentir. Estudos indicam que cerca de 45% das pessoas presentes nas redes sociais utilizam-nas com fins laborais ou comerciais. Na semana da Black Friday, as compras online aumentaram 27% e as compras físicas caíram 16% face ao ano anterior.
A previsão para 2021 é que estes valores continuem a crescer e que o comércio online registe dados ainda mais expressivos.
- Diretos e vídeos
Vídeos em tempo real alcançaram valores excecionais durante o ano corrente. Estes são um formato rápido e eficaz para espalhar a mensagem da empresa e educar o seu público-alvo.
Antes de uma compra ser finalizada, há cada vez mais uma maior necessidade de conhecer a marca em questão. Não há melhor ferramenta para o fazer do que através de vídeos, principalmente se forem diretos, pois estes possibilitam que os consumidores tenham acesso ao conteúdo enquanto fazem as tarefas diárias.
Dar voz aos seus produtos é sinónimo de despertar uma maior curiosidade em relação aos mesmos e, consequentemente, mais interesse na compra.
- Estratégia omni-channel
Esta estratégia, que tem como objetivo melhorar a experiência dos clientes, consiste no atendimento coerente e em sincronia em todos os canais de comunicação. Ou seja, independentemente do canal em que o consumidor se encontre, é fundamental que este não se depare com uma diferença a nível de discurso.
É importante garantir a coerência e o mesmo diálogo em todos os canais, demonstrando ao consumidor que está a falar com a mesma marca, seja no site, nas redes sociais ou até em loja física.
- Aplicações e websites responsivos
Para terminar, o uso do telemóvel para fins comerciais é, sem dúvida, uma das principais tendências para 2021. A pandemia contribuiu para a aceleração deste processo, que é uma consequência dos consumidores passarem mais tempo em casa. O smartphone, de certa forma, começou a ser visto como uma “janela para o mundo exterior”.
Em Portugal, 35% da população acima dos 15 anos faz compras online, 85% já pesquisou por um produto ou serviço e os dispositivos móveis registam 33% das compras feitas online.
Posto isto, é mais importante do que nunca que a sua empresa invista na criação de uma aplicação e na adaptação do website para smartphones, assim permite que o consumidor encontre tudo o que precisa, sem precisar de recorrer ao computador.
Quais são os próximos passos para sua empresa em 2021?
Estas são apenas algumas das tendências do Marketing Digital para 2021. Sem dúvida que são um ótimo ponto de partida para começar a planear a sua estratégia de comunicação digital do próximo ano.
Vivemos na era da transformação digital, onde a maior parte das empresas está presente no online. A verdade é que o Marketing Digital sofre constantes mudanças e as estratégias que há dois anos resultaram, hoje em dia poderão não ser a melhor opção.
Sente necessidade de modernizar a sua empresa a nível digital? Procura implementar estratégias de marketing digital em 2021? Entre em contacto connosco para mais informações.