Num mundo cada vez mais digital, ter um website como forma de comunicar com os seus clientes, é de elevada importância.

Isto leva à dúvida de muitas empresas entre usar criadores de website CMS (como Drupal, WordPress ou Joomla) ou então websites à medida, que são personalizados de acordo com as suas necessidades.

Uma boa analogia é como quando vai comprar um fato a um retalhista ou a um alfaiate. O retalhista é o website desenvolvido através de CMS (gestor de conteúdo) e o alfaiate é o website desenvolvido à medida.
Na primeira opção necessita de se ajustar à solução. Já na segunda opção, a solução é ajustada para si.

Decidimos então mostrar-lhe vantagens e desvantagens de cada solução, para que possa tomar a melhor decisão para o seu negócio.

Websites à medida

1.1. Vantagens:

  • Velocidade: O código é desenvolvido por um programador, o que evita código não otimizado. Desta forma, o seu website ficará bastante mais rápido.
  • Segurança: Ao utilizar um website à medida, conseguirá mais segurança e será muito mais difícil encontrar falhas.
  • Escalabilidade e Flexibilidade: O objetivo de todas as empresas é o de evoluir. Possuir um website que consiga corresponder a esse crescimento é essencial. Assim sendo, deve preferir um sistema escalável, para que aceite fluxos maiores de tráfego, e flexível para que seja fácil adicionar novas funcionalidades. Com websites criados à medida terá muito mais flexibilidade para alterações de raíz e maior facilidade em escalar.
  • Personalizados: Poderá decidir como pretende ver o seu website organizado e qual a melhor forma de otimização, para que corresponda às necessidades dos seus clientes.
  • Otimizados para os motores de pesquisa: Otimizar para os motores de pesquisa está de mãos dadas com a experiência do utilizador. Um website rápido, seguro e personalizado são dos principais fatores que contribuem para isso.


1.2. Desvantagens:

  • Tempo: O website é criado de acordo com as suas especificações, o que leva a que demore mais tempo a ser criado.
  • Custo: Tal como o fato que compra num alfaiate ao invés de um retalhista, os websites à medida exigem um investimento superior.

2. Websites CMS

2.1 Vantagens:

  • Tempo: O tempo necessário para a criação de um website é inferior quando comparado com um website à medida.
  • Custo: Como não existe tanta personalização, o investimento é mais baixo, e torna-o uma opção mais acessível para muitos negócios.
  • Facilidade de utilização: Os CMS possuem, normalmente, um interface bastante simples e intuitivo. Adicionar novas páginas e imagens, por exemplo, são tarefas simples de realizar.
  • Facilidade de inserir funcionalidades: Inserir funcionalidades como calendários de eventos, galerias ou formulários de contacto é bastante simples, através do uso de Plugins.


2.2 Desvantagens:

  • Velocidade: Estes websites possuem código não otimizado, o que significa código longo e muitas vezes desnecessário. Consequentemente, o seu website demorará mais tempo a carregar.
  • Segurança: Ao usar um CMS para criar o seu website, está a expô-lo às vulnerabilidades que afetam todos os outros websites que usam essas plataformas.
  • Escalabilidade e flexibilidade: Como existe dificuldades para lidar com escalabilidade, é bastante comum o seu website ficar mais lento com maiores fluxos de tráfego. Também não existe tanta flexibilidade para realizar alterações de raiz.
  • Personalização: Com websites desenvolvidos em CMS existe personalização, porém está limitado ao tema que escolheu.
  • Otimizados para os motores de pesquisa: Tal como foi referido em cima, estes websites possuem bastante código não otimizado, tendo uma performance inferior nos motores de pesquisa.

Conclusão

Agora que já está informado sobre as principais diferenças entre um website desenvolvido em Drupal, WordPress ou Joomla (CMS) ou um website desenvolvido à medida, poderá decidir sobre qual a melhor opção para o seu negócio.

A escolha irá sempre depender dos seus objetivos e da sua situação atual.

Se pretende receber um orçamento para o desenvolvimento do seu website, entre em contacto connosco!