Se pensa que é só na data da Black Friday que os seus clientes pesquisam sobre as promoções dos seus produtos, desengane-se! A internet é cada vez mais um mundo real dentro do nosso dia a dia, e o E-commerce não foge à regra.
Em 2020, as compras online tiveram um aumento de 10% face a 2019 no dia da Black Friday e um crescimento de 27% durante a semana que a antecipa. Espera-se que em 2021 a situação se repita, sendo que é expectável que 44% dos consumidores portugueses comprem nesta data.
É importante ter em mente que o processo de compra termina na Black Friday, mas começa muito antes! Segundo dados do Google, o consumidor começa a pesquisar sobre o produto até 12 semanas antes. É, por isso, determinante que comece já a pensar na sua estratégia, pois os seus clientes podem neste momento estar à procura do seu produto, esperando a promoção.
Porque é que é importante pensar já na minha estratégia para a Black Friday?
A pandemia despoletou um crescimento acentuado do número de vendas online, tornando Portugal num dos países da Europa com maior crescimento em e-commerce, segundo dados do Euromonitor.
Em 2020, a procura online durante a Peak Season (Black Friday, Cyber Monday, Halloween, Natal) manteve-se 38% acima face ao ano anterior. O consumidor comprou mais e durante mais tempo.
Como em qualquer processo de compra, é importante avaliar a jornada do consumidor, tendo em conta, claro, as 3 etapas principais do funil de vendas: Awareness, Consideração e Ação.
Na primeira fase, os consumidores estão curiosos, interessados em saber mais sobre o produto. Pesquisam todas as possibilidades de compra e opções disponíveis. Esta é a fase em que o consumidor começa o seu processo de compra na Black Friday. É neste momento que os seus produtos têm de aparecer!
Na segunda fase, o consumidor procura por produtos mais específicos e na terceira fase já estão dispostos a comprar. Nesta última, o consumidor procura promoções ou descontos que lhe façam efetivar a compra mais rapidamente.
Repare neste exemplo: Há algumas semanas que procura por um relógio novo. Faz uma pesquisa no Google e aparecem-lhe algumas opções (awareness). Dentro dessas opções, vai automaticamente selecionar aquelas que melhor suprem as suas necessidades e considerar apenas algumas (consideração). Se estiver na indecisão entre duas marcas e assistir a uma promoção, vai automaticamente efetuar a compra, sem pensar duas vezes (Ação). É uma compra por impulso, mas já trabalhado há semanas, de forma inconscientemente.
Em qual destas etapas quer deixar o seu produto?!
Como posso definir uma boa estratégia de vendas para a Black Friday?
É essencial que tenha noção da importância de ter um planeamento estratégico para o sucesso das suas campanhas.
- O primeiro passo é definir os seus objetivos para esta data, as ações que vai realizar em cada fase do funil de vendas e, claro, conhecer bem o seu target. Se sentir que não consegue fazê-lo por si, por falta de tempo ou falta de conhecimento na área, contacte profissionais de marketing para garantir uma estratégia segura e lucrativa. Pode entrar em contacto connosco aqui.
- De seguida, deve criar uma comunicação forte e que passe a mensagem de forma eficiente. Prepare as suas campanhas, faça descontos conscientes e leais. Utilize os canais e ferramentas que tem disponíveis, como Google, anúncios nas redes sociais, Google shopping, etc.
- Crie Landing Pages específicas para a Black Friday e aposte em social media. O Closum é uma excelente plataforma que lhe permite não só criar as suas próprias landing pages, como conciliar o envio de sms marketing e o envio de newsletters.
- Não se esqueça de garantir stock e do acesso ao seu website ser bem sucedido. Por vezes, quando a procura é muita e o número de acessos aumenta exponencialmente, o website pode ficar inativo! Por essa razão, confirme que tem uma estrutura sólida para suportar todas as visitas. Na Drible encontra soluções de alojamento adequadas a todos os negócios. Contacte-nos para obter todas as informações.
- Faça remarketing e recupere os carrinhos abandonados. Perceba o porquê do consumidor não ter efetuado a compra e aposte em ações de remarketing que o façam mudar de ideias.
Existem muitas ações que podem ser realizadas no sentido de incentivar a compra do consumidor. Mas é um processo que leva tempo e que deve ser pensado ao pormenor e de forma estratégica.
Comece já a preparar a sua estratégia e consiga os melhores resultados de sempre na Black Friday!
Ainda com dúvidas sobre como deve definir a sua estratégia para a Black Friday? Entre em contacto connosco. Nós ajudamos!