O Rebranding entende-se pelo processo de melhoria e renovação de uma marca no mercado.

Quando é definida uma estratégia de Marketing, pretende-se que seja considerada a longo prazo. No entanto, existem muitas circunstâncias no percurso de uma marca que podem provocar mudanças no visual, na identidade, na estratégia ou no nome da própria marca.

O público muda de perfil, muda de comportamentos e gostos ao longo do tempo. Se uma empresa mantém a mesma estratégia, imagem e perceção no mercado desde a sua criação, é natural que haja estagnação.

A evolução é inevitável e é algo que deve ser encarado como um processo natural de maturação, dinamismo e profissionalismo de uma marca. O objetivo primordial com um Rebranding é conseguir partilhar uma mensagem totalmente integrada e consistente com aquilo que o público espera da sua marca.

Se tem dúvidas em relação à eficácia da sua marca no mercado e está a pensar fazer um Rebranding, fale connosco e nós ajudamos a revigorar a sua marca! Obtenha aqui o seu orçamento.

Indicadores de que a sua empresa precisa de um Rebranding

A necessidade de Rebranding de uma empresa pode surgir por vários motivos: inovação, novo público ou novo produto, mudança no segmento da marca ou até devido a momentos de crise.

Independentemente do motivo, antes de mudar a identidade de uma marca e a sua estratégia, é fundamental entender as necessidades do público-alvo, os comportamentos e preferências da persona. Assim, é possível adaptar a comunicação e a estratégia da nova identidade e continuar competitivo no mercado.

Confira alguns dos indicadores que motivam um Rebranding:

  1. Evolução na atividade da empresa: quando a empresa muda ou evolui a sua atividade, é importante apostar num reposicionamento estratégico da empresa, fundamental para adquirir a energia e o impacto necessário para acompanhar o novo mercado.

  2. Antiguidade: uma empresa com muitos anos de mercado pode começar a ser “ultrapassada” por outras que surjam com mais dinamismo e poder. Nestes casos, um Rebranding é essencial para continuar a garantir um lugar competitivo no mercado. Para além de revitalizar a imagem, ajuda a que a marca seja reconhecida pela sua resiliência, empenho, autoridade e dinamismo.
  3. Novo produto ou novo público: se pretende abranger um novo produto ou serviço ou, por outro lado, pretende alcançar um novo público, o Rebranding é importante. Não só para garantir a coerência entre a marca e o produto, mas também para partilhar uma mensagem consonante com o público que pretende alcançar.
  4. Concorrência: Se a concorrência está a abraçar o mercado com uma notoriedade e visibilidade difíceis de alcançar, um Rebranding pode ajudar a revitalizar a sua marca, tornando-a mais forte e competitiva.

  5. Momentos de crise: Se nota que as suas vendas estão a decrescer ou estagnadas, e que a taxa de novos clientes ou oportunidades é reduzida, talvez esteja na hora de apostar num Rebranding. Os clientes tendem a tomar decisões rápidas em função da imagem e informação que a marca lhes transmite no momento. Uma reestruturação da estratégia e da identidade pode ajudar a chamar a atenção de clientes antigos ou de possíveis novos clientes.

Todos estes indicadores são subjetivos e devem ser analisados caso a caso, sob pena de obter um resultado contraditório. Deve sempre aconselhar-se junto de profissionais especializados para garantir as melhores orientações. Faça aqui o seu pedido de orçamento para obter mais informações sobre o rebranding da sua empresa.


Mas, vamos a casos concretos

A Drible efetuou o rebranding de uma empresa com mais de 40 anos de história – MIRA. Uma marca que prima pelo conforto, elegância e sofisticação das suas peças, tendo já acompanhado várias gerações. No entanto, nos dias de hoje, a imagem já não correspondia aos valores da marca. A solução foi criar uma nova identidade, inspirada no poder feminino e no “sex appeal” que qualquer lingerie MIRA deve provocar no corpo de quem a veste. Mas o grande passo para a transformação digital foi a criação de uma loja online, que retrata a identidade da marca num pequeno ecrã!

Rebranding Drible


Outro caso de sucesso é a marca Aquecinox. A Aquecinox está presente no mercado nacionale internacional há mais de 25 anos e conta já com 3 submarcas próprias. Assente na premissa de “nunca é tarde para mudar”, a empresa sentia a necessidade de uniformizar a identidade de todas elas, reposicionando a marca no mercado, alinhada com os valores e a visão do negócio. Para resolver esse problema, a Drible apoiou a sua ação na criação de uma logomarca comum a todas as submarcas da Aquecinox. Com esta transformação, conseguimos alterar a perceção do consumidor, que é agora capaz de, facilmente, distinguir as diferentes áreas de negócio do grupo e identificar os produtos como pertencentes à Aquecinox. Além disso, o desenvolvimento de um website institucional vinca a contínua aposta da empresa na evolução e modernidade.

Rebranding Drible



Dois exemplos de Rebranding de sucesso, mas temos muitos mais! Descubra aqui o nosso portfólio.

Estratégia de comunicação: importância de uma comunicação 360º totalmente integrada

Quando se fala em Rebranding, é essencial olhar para todos os pontos de comunicação, por forma a articular os canais relevantes para o público. Mas para que esta comunicação seja fluída e eficaz, é preciso ir mais ao detalhe e entender realmente quem são as pessoas que procura alcançar com a sua comunicação – definição da Persona.

Para tal, é fundamental traçar perfis que reúnam características que identificam os hábitos, as necessidades, os desafios e como a sua empresa pode ajudar. Conhecidas as necessidades e os meios de comunicação habituais, é mais fácil conseguir chegar exatamente ao público pretendido, com uma mensagem mais assertiva e eficiente.

Desta forma, uma estratégia de comunicação focada numa linguagem 360º permite que a mesma mensagem seja partilhada com o mesmo posicionamento, importância e consistência em todos canais de contacto com a persona. Assim, consegue criar uma maior proximidade com o cliente, construindo um vínculo mais forte e duradouro, o que se traduz numa boa experiência do cliente. Além disso, contribui para a valorização da marca, por parte do público.

Esta abordagem 360º é uma estratégia de comunicação integrada e alinhada com os objetivos da empresa, assente numa visão mais abrangente e estratégica do mercado. Esta abrangência permite-lhe criar campanhas mais alinhadas com as necessidades da sua persona, bem como a obtenção de feedbacks.

Veja aqui o portfólio de Rebranding da Drible e entre em contacto connosco, se está pronto para a Transformação Digital da sua marca!